sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Revoada eleitoral na Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante

Jornalista Josi Gonçalves analisa o cenário pré-eleitoral e as mudanças que vão ocorrer no poder legislativo em 2015.

Revoada eleitoral
Na última quinta-feira, 22, foi realizada a assinatura da Ordem de Serviço das obras do conjunto habitacional Padre João Maria, em São Gonçalo do Amarante. Entre as fotos que registraram o evento, uma em particular  chama a atenção: a que mostra o prefeito cercado pelos vereadores da cidade.
A foto revela que a única pessoa à vontade, segura e confiante é o prefeito. Todos os outros estão de braços cruzados – uma mensagem involuntária de desconforto, insegurança e afastamento. Como explica Pierre Weil, doutor em psicologia, no livro O Corpo Fala. A obra, um clássico da psicologia,  destaca a linguagem corporal emitida inconscientemente pelo comportamento humano.
Vereador de braços cruzados em evento municipal. (Divulgação/Prefeitura SGA)
Vereadores de braços cruzados em evento municipal. (Divulgação/Prefeitura SGA)
O que estaria acontecendo com os nobres parlamentares, que sempre disseram amém e amém para o executivo e nunca ousaram se “insubordinar”?  Nos corredores públicos e bastidores da política comenta-se que a Câmara de Vereadores sempre funcionou como uma extensão da prefeitura. O que mudou?
O ano é pré-eleitoral e pode explicar a postura adotada pelos vereadores.
Há uma revoada ensaiada, busca por novos partidos e um descontentamento quase que unânime com o prefeito. Afinal, o que ele deixou de cumprir com seus aliados que tenha despertado o instinto de sobrevivência política?
Talvez o único que não possa reclamar seja o atual presidente da Câmara que, graças a  pressão realizada pelo executivo, tenha sido eleito presidente da Casa de Leis em uma antecipada, criticada e conturbada eleição da mesa diretora, que não é ilegal, mas é imoral.
Mas mesmo chegando onde sempre quis estar, o presidente também aparece de braços cruzados na foto. Talvez a insegurança aparente seja por desconhecer as regras do jogo de mudança de legendas.
Ainda não se sabe quem permanece na base aliada como “garoto propaganda” e quem vai debandar para outras trincheiras. O certo, por enquanto, é que o quadro político pode mudar. Pelo menos é o que, veladamente, alguns vereadores ensaiam.
A Casa de Leis, efetivamente, dá sinais de que há uma rachadura dividindo opiniões e ideais. A partir de agora, ganha vantagem quem conseguir seduzir os possíveis dissidentes. TIC, TAC…
Fonte: falarn.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

TV REGOMOLEIRO NEWS