terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Posto da PM fechado em São Gonçalo serve de motel para vândalos

Moradores da região relatam que, no período da noite, algumas pessoas utilizam o local – fechado há seis meses – como motel.



Posto da PM fechado há seis meses vira ‘motel’ na região metropolitana de Natal. Enquanto isso, população relata assaltos constantes em São Gonçalo do Amarante
Enquanto a população potiguar sofre com a insegurança do Rio Grande do Norte, um posto da Polícia Militar, localizado na avenida Benedito Santana, em São Gonçalo do Amarante, se transformou em um verdadeiro “ninho de amor” para a população. Moradores da região relatam que, no período da noite, algumas pessoas utilizam o local – fechado há seis meses – como motel.
“Isso acontece quase todo dia. Aqui perto funciona um bar e muitos homens quando saem de lá, levam mulheres para dentro do posto policial. Eu mesmo já vi homens e mulheres entrando no posto e também indo para a parte de trás, que fica mais escondida. Agora, essa é a finalidade do posto. Já que, policial que é bom, não tem nenhum”, relatou João Batista Moura, dono de um comércio que fica em frente para o posto policial. Um morador, que não quis se identificar, disse que até mesmo PMs contribuem com a situação. “Já vimos vários policiais entrando com mulheres no posto. Depois da meia noite, quando tem pouca gente nas ruas, eles fazem a festa”.
Ainda de acordo com João Batista, moradores de rua se revezam e transformam o local em residência. “Vez ou outra pessoas ficam morando no local. Tem uns 15 dias que um casal está morando aí. E olha que eles tomam cuidado com o prédio. Quando eles chegaram o lado de fora do prédio estava cheio de mato, mas o casal cuidou e tirou tudo. Agora até que está bem limpo”, disse.
Enquanto o posto policial está sendo utilizado para outros fins, os bandidos aproveitam a falta de policiamento para cometerem uma série de assaltos na região. “Os bandidos até utilizam o posto policial também. Eles roubavam e iam se esconder no posto. Só que agora, depois que os “novos moradores” limparam o local, fica mais difícil para eles”, contou Tadeu Lemos, que trabalha vendendo frango assado em um ponto bem próximo ao posto. Ele também conta que já foi vítima dos criminosos. “Aconteceu por volta das 9h e eu já estava trabalhando. Dois homens passaram em uma moto e olharam para mim. Eles foram até o posto e viram que não tinha nenhum policial. Depois voltaram, tiraram os capacetes e anunciaram o assalto. Levaram meu celular e também o dinheiro que tinha apurado no dia”.
A reportagem esteve na região na manhã deste sábado (24) e também conversou com alguns vendedores que estavam em uma feira. Lá as histórias e angústias se repetiram. “Aqui não tem policiamento algum. Assaltos acontecem todos os dias. As pessoas saem para trabalhar e são assaltadas, não importa o horário. Aqui mesmo na feira já tivemos assaltos e até uma pessoa já foi esfaqueada. Já levaram carros de pessoas e também tem a questão das drogas. Outro dia mataram um aqui, pois ele estava devendo para um traficante”, afirmou Tânia Maria.
Não existe data para o posto ser reativado – A reportagem entrou em contato com o comando da Polícia Militar para saber da situação do posto. O tenente-coronel Sairo Silva, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), afirmou que o novo Governo pretende reativar alguns postos, mas não soube precisar quando isso ocorrerá em São Gonçalo do Amarante. “O principal problema era a falta de efetivo. Agora a situação melhorou um pouco. Conseguimos redistribuir alguns policiais que estavam cedidos para outros órgãos. Nos últimos dias relocamos 48 policiais que estavam na Governadoria e aos poucos vamos fazendo essa distribuição”.
Sairo Silva explicou que nos locais que não existem postos policiais fixos, a PM tem agido com o policiamento de ronda. “Colocamos policiais da Rocam, que são as equipes nas motocicletas e também colocamos as guarnições, que são os PMs que ficam na viatura fazendo a ronda pela região. Em São Gonçalo do Amarante também acontece esse trabalho com as rondas. Sabemos dessa situação do posto policial e é algo que a secretária de segurança também está ciente e tem a preocupação de resolver o problema”.
O tenente-coronel também destacou que o policiamento metropolitano tem feito algumas “barreiras móveis”. “As barreiras móveis servem como um elemento surpresa contra os bandidos. Eles (criminosos) utilizam o elemento surpresa contra a população e nós estamos tentando fazer o mesmo contra eles. Então, quando identificamos que alguma região está com um índice alto de criminalidade, procuramos fazer essas barreiras para inibir e também conseguir identificar alguns desses elementos”.
Nessa sexta-feira (23), uma operação do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), juntamente com o CPM, apreendeu 53 motocicletas na Ponte de Igapó, que liga as zona Norte e Leste de Natal. Todos os veículos retidos apresentavam alterações estruturais ou problemas como documentos vencidos, além de condutores sem CNH. A fiscalização aconteceu entre às 16h30 e às 19h30 no sentido Bairro Nordeste/Igapó.
Segundo Sairo Silva, essa abordagem faz parte de um plano para retirar de circulação as motocicletas utilizadas por bandidos. “A grande maioria dos crimes que acontecem no Estado tem alguma motocicleta envolvida. Os criminosos utilizam esse veículo por ele facilitar a fuga. Eles roubam, matam e conseguem escapar de uma forma bem mais rápida do que se estivessem em um carro. Por isso essas abordagens continuarão acontecendo”.
Fonte: falarn.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

TV REGOMOLEIRO NEWS